Todos que conhecem um pouco de fisiculturismo sabem que existe um limite genético natural para o desenvolvimento muscular, mas são poucos os que conseguem estipular qual é o seu potencial genético. Para descobrirmos o limite natural de cada pessoa foram realizados estudos baseados em fisiculturistas que supostamente não utilizam desses recursos ergogênicos, que portanto, indicam possíveis limites para nosso potencial genético muscular.
Embora eu não confie muito em alguns atletas que se dizem naturais, acredito que esses valores, em geral relacionando peso, altura, percentual de gordura, são sim uma boa aproximação pelas estatísticas e também pela comparação com bodybuilders dos anos 40 e início dos anos 50, a era pré-esteroides no fisiculturismo.
Existem alguns modelos que estipulam quantos quilos de massa muscular em média um homem pode ganhar naturalmente por ano de treino, considerando uma dieta e treinamento adequados, o que pode variar com a idade também. Segundo McDonald e Alan Aragon o ganho médio de massa muscular no primeiro ano de treino seria de aproximadamente 7-10kg . No segundo ano de treino o ganho médio seria de 4-6kg, no terceiro ano 2-3kg e nos anos seguintes seria cada vez mais difícil para esse indivíduo mesmo experiente em treinamento e nutrição ter ganhos de massa muscular além de 1-2kg por ano, já que estaria provavelmente próximo de seu linear genético. No total você deveria esperar um ganho de 20 kg de massa muscular em 4-5 anos de treino. Mas é claro que os resultados podem variar de acordo com a idade e os potencias hormonais do indivíduo.
Casey Butt criou um modelo que estipula o potencial muscular máximo com referência na altura, no tamanho do pulso e tornozelo, relacionando com o BF, baseado numa análise de fisiculturistas naturais de alto nível.
Martin Berkhan criou um modelo baseado nos números de fisiculturistas naturais. Nesse modelo a equação {Altura em cm – 100} fornece o peso aproximado para um atleta natural com 5% de BF. Então para alguém com 190 centímetros de altura e com 5% de BF o limite natural seria na faixa de 90 kg.
Algumas pessoas podem querer contestar esses números alegando evolução nas técnicas de treinamento, suplementação e nutrição no decorrer dos anos, mas a realidade é que esses números parecem estar de acordo com os atletas naturais da elite do fisiculturismo e principalmente pelos limites impostos pela genética, que seriam as condições hormonais e metabólicas.
0 comentários:
Postar um comentário